O maior prédio do mundo construído por uma impressora 3D
A construção do maior prédio do mundo feita com uma impressora 3D foi concluída em Dubai. A obra, que cobre uma área de 640 metros quadrados e tem 9,5 metros de altura, oferece dois pavimentos e uma série de salas. Segundo a prefeitura de Al Warsan, cidade onde está localizado o edifício, a estrutura precisou da metade da mão-de-obra que seria necessária em um projeto do tipo, além de render 60% menos desperdício de material.
Somados, os dois fatores resultam em custos até 60% menores, segundo o jornal emiradense The National. Vale citar que o “maior prédio do mundo construído com impressora 3D” já foi até incluído no Guinness World Records, publicação que reúne recordes mundiais.
A impressora 3D usada na obra funciona com o mesmo princípio de injeção aditiva de material encontrado em impressoras tridimensionais domésticas mais simples. A cabeça de impressão se move por padrões determinados pelo computador enquanto depõe sucessivas camadas do material de construção – neste caso, um fluido enriquecido com minerais e que solidifica em poucos instantes.
As autoridades locais garantem que a construção foi monitorada durante toda a fase de execução, e que, desde a conclusão, foram realizados testes para garantir a estabilidade e segurança do prédio. O uso da impressora 3D na construção permitiu não apenas a redução de custos, mas também o exercício de uma arquitetura mais desagiadora, com direito a curvas acentuadas. Entre os desdobramentos futuros da tecnologia, especula-se que será possível que os próprios compradores desenhem suas moradias no computador. Depois disso, eles poderiam gerar um arquivo para que a impressora fique encarregada de transformar o projeto em realidade.
E você, o que achou dessa novidade? Compartilhe com os amigos se gostou!
Fonte: https://glo.bo/3aaPNJy
Leave Comment